A Secretaria Municipal da Cultura concluiu neste domingo, 16 de novembro, a revitalização histórica de parte do muro do Aeroporto Hugo Cantergiani, dentro da programação da Temporada da Cultura Negra 2025. A ação, que ocupou 197 metros de extensão na Rua Ernesto Casara, transformou o espaço em uma grande galeria urbana, reunindo mais de 75 artistas de diversas crews e grupos de graffiti da cidade em uma iniciativa promover a ocupação artística do espaço público. Os painéis apresentam o tema diversidade étnica e cultural de Caxias do Sul, trazendo símbolos, referências e personalidades marcantes da história caxiense e gaúcha. O resultado celebra a força da arte urbana, a valorização das juventudes e o diálogo entre cultura negra, cidade e memória.
A proposta foi pensada para contemplar o maior número possível de artistas locais, reforçando o compromisso de reconhecer e valorizar a produção artística da cidade. A organização geral contou com a articulação dos artistas Fernanda Rieta, Vitória Catarina, Gustavo Gomes, Mairon Carvalho, Andrigo Martins e Fabio Panone Lopes, que auxiliaram na mobilização dos grupos participantes.
O processo de revitalização iniciou em 11 de novembro, com a lavagem e preparação do muro. No dia 13, foi aplicado o fundo branco e a base em azul. As intervenções de graffiti começaram em 14 de novembro, reunindo artistas em etapas coletivas contínuas até a conclusão e entrega da obra no domingo, 16 de novembro
A pintura pôde ser acompanhada pelo público durante todo final de semana. No domingo, a entrega da obra coincidiu com o evento Hip Hop N’Ativa Zona Sul, realizado próximo ao aeroporto, fortalecendo a conexão entre graffiti, cultura hip hop e ocupação criativa do território. A revitalização marca um momento significativo da Temporada da Cultura Negra 2025, ampliando a presença da arte urbana na cidade e reafirmando o compromisso da Cultura com ações descentralizadas, participativas e conectadas às expressões das ruas. A ação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade e da Secretaria de Obras.


