Devido ao frio extremo, casas de acolhimento de Caxias terão aumento de vagas para pessoas em situação de rua

Escrito em 01/07/2025

Fundação de Assistência Social (FAS) também triplicarão as equipes de abordagem do Centro Pop Rua

A chegada do inverno aumentou a demanda por acolhimento da população em situação de rua na cidade de Caxias do Sul. Nesta semana, devido ao frio extremo, a Fundação de Assistência Social (FAS) atua na ampliação de serviços para esse público no munícipio. Em uma das frentes, há o aumento de vagas nas casas de acolhimento geridas pela instituição.

De acordo com a FAS, são oferecidas 190 vagas nesses espaços para as pessoas em situação de rua. O frio intenso abriu a disponibilidade de mais 20 vagas, o que totaliza 210 lugares nos quatro espaços de acolhimento existentes na cidade. Na noite de segunda-feira (30/06), 192 pessoas em situação de rua estavam nos abrigos.

Na outra frente, o Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), vinculado ao Centro Pop Rua, triplicou a sua capacidade de atendimento. À equipe que habitualmente está nas ruas, somam-se as outras duas. Uma medida emergencial para o período de frio extremo.

Ao ano, apenas para acolher a população em situação de rua, o investimento supera os R$ 4 milhões. A população pode ajudar a FAS no acolhimento a estas pessoas, acionando a Abordagem Social pelo telefone 98403-8864, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, das 13h às 17h e das 18h às 22h. Das 19h às 7h, bem como aos finais de semanas e feriados, o atendimento de plantão é feito pelo telefone 98404-9921.

.