Criminalidade de Caxias do Sul despenca com foco na integração e investimento

Escrito em 11/11/2025

Homicídios, roubos de veículos e a pedestres registram quedas acentuadas; Gestores creditam o desempenho à estratégia focada no combate a facções e à gestão que aliou tecnologia do CIOP à motivação da tropa.

Caxias do Sul registra uma queda acentuada nos principais indicadores de criminalidade no período de janeiro a outubro de 2025. Os dados do programa Caxias Segura mostram uma redução de 60% nos homicídios, que caíram de 55 para 22 casos, e quedas significativas nos roubos a veículos, pedestres e estabelecimentos comerciais. Os números foram apresentados em coletiva de imprensa no Centro Integrado de Operações (CIOP), sendo creditados à integração e ao investimento em tecnologia e pessoal.

O Prefeito Adiló Didomenico destacou que o resultado expressivo só foi possível graças à união das forças de segurança, que souberam aproveitar os recursos investidos pela administração municipal.

A Polícia Civil enfatizou que a redução drástica de 36 homicídios em relação ao ano anterior é resultado de uma estratégia focada no combate ao crime organizado. O Delegado da Delegacia de Homicídios de Caxias do Sul apontou que o aumento da rigidez contra as facções criminosas tem impacto direto na queda dos confrontos.

Pela Brigada Militar, o Comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Márcio Borba Fernandes, elencou os diferenciais operacionais que contribuíram para os índices, como o investimento em recursos humanos e materiais.

O relatório final é complementado pelo aumento na produtividade operacional da Guarda Municipal, que, entre janeiro e outubro, registrou 117 foragidos capturados, 90 prisões por tráfico de drogas e 63.767 rondas e paradas estratégicas, demonstrando o fortalecimento da atuação em todas as frentes de segurança do município.

Confira o áudio completo da matéria com as entrevistas.

.