O Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, está prestes a contar com uma nova estação meteorológica digital e automatizada, substituindo o modelo analógico atualmente em uso. A modernização integra o projeto nacional de ampliação da rede de estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), coordenado no Estado pela Superintendência Federal da Agricultura no RS (SFA-RS).
Com a nova estrutura, Caxias do Sul passa a integrar a rede nacional de monitoramento climático em tempo real, o que representa um avanço importante para diversos setores. A estação vai fornecer dados automáticos e contínuos sobre temperatura, umidade, velocidade e direção do vento, pressão atmosférica, radiação solar e alertas meteorológicos.
Segundo a Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), responsável pela gestão do aeroporto, a instalação representa mais segurança operacional para a aviação, especialmente em dias de instabilidade climática, além de oferecer suporte valioso à agricultura, defesa civil e centros de pesquisa.
Na última quarta-feira (02), representantes do INMET estiveram em Caxias para uma vistoria técnica e alinhamento dos detalhes da instalação. A comitiva foi composta pelas observadoras meteorológicas Neusa Maria Salvador Machado e Cleunice Maurer, além do coordenador de Apoio do INMET, Marcelo Schneider, que foram recepcionados pela equipe gestora do aeroporto.
Atualmente, o Rio Grande do Sul conta com 44 estações meteorológicas em operação pelo INMET. Com a ampliação da rede, o Estado deverá atingir 98 unidades distribuídas em diferentes regiões, ampliando a cobertura e a qualidade dos dados meteorológicos no território gaúcho.