Caxias do Sul ganha primeiro museu a céu aberto no bairro Euzébio Beltrão de Queiróz

Escrito em 17/11/2025

Lançamento neste fim de semana inclui novos murais, visita guiada e Graffitour, consolidando o bairro como polo de arte urbana e cidadania em Caxias do Sul.

Caxias do Sul se prepara para inaugurar o Museu de Arte Regina Rodrigues Machado (MARM), o primeiro museu a céu aberto da cidade, resultado do projeto Tem Arte na Favela. O lançamento oficial ocorrerá no próximo fim de semana, dias 22 e 23 de novembro, no bairro Euzébio Beltrão de Queiróz. A iniciativa do Vielas Espaço Cultural visa consolidar a transformação visual e social do bairro, iniciada em 2022 com a pintura dos primeiros murais e grafites.

O novo museu nasce com o objetivo de inventariar e catalogar as 70 obras de graffiti e muralismo já existentes no bairro. Além disso, o projeto inclui a produção de dois novos murais, a implementação de visitas guiadas com audiodescrição e o uso da arte como ferramenta de cidadania e memória. O acervo completo das obras inventariadas será disponibilizado para consulta no site do Vielas.

O museu é batizado em homenagem a Regina Rodrigues Machado (1919–2003), uma líder comunitária histórica do Beltrão, conhecida, à época, como “Zona do Cemitério”. Regina e seu marido, Florêncio Machado, organizaram a vida social e solidária da comunidade. Ela foi fundadora do Clube de Mães Vovó Regina, organizava campanhas de arrecadação de alimentos e promovia festas para as crianças.

Fernando Morais, presidente do Vielas Espaço Cultural, destaca o simbolismo da escolha: “Dar o nome de Regina ao museu é reconhecer a força feminina da nossa história. Ela representa o cuidado e o espírito de união que sustentam o Beltrão até hoje”.

A filha do casal, Anita Rodrigues Machado (80 anos), moradora do bairro, emociona-se com o reconhecimento e ressalta o legado dos pais, que a incentivaram à educação e atuaram ativamente na comunidade, inclusive com o pai sendo figura importante no Clube Gaúcho, instituição histórica da comunidade negra local.

.