Um levantamento divulgado pelo Ministério dos Transportes nesta quarta-feira (6) revelou que o Rio Grande do Sul é o Estado com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) mais cara do Brasil. Para obter o documento na categoria AB (carro e moto), os gaúchos precisam desembolsar, em média, R$ 4.951,35. No outro extremo, a Paraíba (PB) tem a CNH mais acessível, com custo médio de R$ 1.950,40.
A divulgação do ranking coincide com o debate sobre uma nova proposta do governo federal que pretende dispensar as aulas em autoescolas para a obtenção da CNH. O objetivo é flexibilizar a formação de condutores, reduzir a burocracia e tornar o processo mais acessível, especialmente para populações de baixa renda. Segundo o governo, o alto custo é um dos principais obstáculos que afasta brasileiros da habilitação.
Conforme o governo, a medida ajudaria a população brasileira a economizar em até 75% para tirar a carteira. CFC’S e entidades ligadas a área criticam a proposta alegando que isso geraria mais acidentes e problemas de formação nos futuros condutores