Confirmada mudança no projeto da Rua Coberta em Soledade

Escrito em 03/02/2026

De acordo com o prefeito Paulo Cattaneo, o montante estadual não será suficiente para a conclusão completa do projeto, motivo pelo qual a Prefeitura e a Câmara de Vereadores irão suplementar os recursos, assegurando a viabilidade da obra

O município de Soledade garantiu um recurso de R$ 2 milhões junto ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria Estadual de Turismo, para a construção da Rua Coberta.

De acordo com o prefeito Paulo Cattaneo, o montante estadual não será suficiente para a conclusão completa do projeto, motivo pelo qual a Prefeitura e a Câmara de Vereadores irão suplementar os recursos, assegurando a viabilidade da obra.

Inicialmente, o projeto apresentado à comunidade foi o mesmo cadastrado anteriormente junto ao Governo do Estado. No entanto, após a divulgação, a administração municipal percebeu que parte da população sugeriu melhorias no projeto. Sensível às manifestações da comunidade, o Executivo passou a elaborar novas alternativas, denominadas projetos A, B e C, que serão avaliadas pelo Governo do Estado. A proposta final deverá contemplar a opção escolhida pela comunidade soledadense, através de votação.

O prefeito destacou no programa de rádio da Prefeitura de Soledade, no último sábado, 31/01, que o recurso estadual de R$ 2 milhões está garantido e que pretende ir novamente à Porto Alegre para tratar do assunto, buscando apoio direto do vice-governador do RS, Gabriel Souza, a fim de assegurar que o novo projeto seja analisado e validado pelo Estado.

RECURSOS PARA A FEIRA DO PRODUTOR

Além da Rua Coberta, o município também conquistou recursos para melhorias na Feira do Produtor, próximo da agência do INSS, que há anos não recebia investimentos estruturais significativos. O valor foi aprovado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural.

A conquista foi possível graças à criação de uma nova Associação dos Pequenos Produtores da Agricultura Familiar de Soledade, com apoio do Secretário Municipal de Agricultura, Flávio Knopf, do vereador Gustavo Moraes (PP) e de profissionais envolvidos no projeto. O trabalho de elaboração e cadastramento da proposta levou cerca de quatro a cinco meses e resultou na aprovação do recurso estadual.

Segundo o prefeito, o Governo do Estado tem se mostrado parceiro dos municípios nos últimos anos, ampliando o acesso a recursos e fortalecendo iniciativas voltadas ao desenvolvimento local e à agricultura familiar. “Nossa ideia também é de climatizar a feira do produtor, para a preservação dos alimentos e gerar conforto aos produtores e consumidores”, disse.

Texto: Glauber Silveira/Tua Rádio Cristal

Fotos: Divulgação

.