A Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul publicou uma retificação no resultado preliminar do Financiarte 2025, divulgado na última sexta-feira (05/09). A atualização se fez necessária após a identificação de uma inconsistência na análise documental, que resultou em desacordo com as condições previstas no edital. A medida tem como objetivo restabelecer a isonomia entre todos os participantes.
Diante disso, reabre-se o prazo recursal de cinco dias úteis, encerrando-se em 15 de setembro de 2025, às 17h. Os recursos devem ser encaminhados exclusivamente pelo e-mail financiarte@caxias.rs.gov.br. O documento atualizado apresenta a relação dos projetos recomendados, entre eles os contemplados e desclassificados, e está disponível em www.caxias.rs.gov.br/servicos/cultura/financiarte.
O total de recursos disponíveis para o edital deste ano é de R$ 800 mil, sendo que cada projeto poderá receber até R$ 40 mil. O Financiarte tem por finalidade apoiar financeiramente iniciativas culturais e artísticas no município, abrangendo os seguintes segmentos: artes visuais; audiovisual; dança; folclore e artesanato; livro, leitura e literatura; música; teatro e circo; manifestações populares; economia criativa; e memória e patrimônio histórico.
Serão contemplados dois projetos de cada área prevista, desde que atinjam a pontuação mínima de 70 pontos. Caso não haja aprovados em determinado segmento, serão selecionados os projetos de maior pontuação na ordem de classificação geral. Havendo sobra de recursos, o edital prevê ainda a possibilidade de contemplar projetos adicionais, respeitada a ordem de classificação, desde que seja possível atendê-los integralmente com o valor disponível.